quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Mojica e Celsinho Feijoada

Fiquei muito impressionado ao conhecer a história do José Pepe Mojica, um ex-militante comunista Uruguaio, vítima da ditadura militar do país nos anos oitenta. Ele é hoje presidente do Uruguai e por incrível que pareça não foi corrompido pelo cargo (algo muito comum não só na nossa América Latina , mas em quase todo o mundo).

Mojica abriu mão do palácio da presidência em Montevidéu, ao contrário vive numa humilde chácara no interior do país, também abriu mão de todas as regalias do governo e doa 90% do salário para instituições filantrópicas do país.
Vive numa casinha simples, na companhia de uma cadelinha (que possui três patas apenas). Ao invés de se exibir com possantes máquinas tem como veículo um velho trator, que usa para trabalhar na terra.

Ao contrário do que você pode pensar meu caro amigo brasileiro e completamente descrente (como eu, diga-se de passagem) com os políticos que conhecemos, Mojica faz um governo que conta com grande aprovação popular além de elogios externos pelo modo como vem comandando uma pequena nação em meio a crise internacional.
Fiquei imaginando ao conhecer a história que relatei acima como seria o encontro do grande Mojica com um membro da nossa “boa e velha política”! Abaixo segue o diálogo (traduzi simultaneamente o que o Mojica disse, afinal na minha imaginação ele fala português, bom lembrar antes que comecem a cornetar), o político que dialoga com Mojica é o Deputado (imaginário) Celsinho Feijoada, lembrando, qualquer coincidência é mera semelhança:

- Meu caro amigo Mojica! Você não deve me conhecer, sou Celsinho Feijoada, Deputado Federal por São Paulo, no nosso tão amado Brasil!
- Muito prazer Celsinho, como andam as coisas pelo Brasil?

- Ah, muito bem meu amigo, mas não tão bem como você... Andam falando muito de ti nas reuniões do Mercosul e nos encontros internacionais... Li muito sobre você, as pessoas te adoram...
- Obrigado Celsinho, fico feliz.

- Achei genial essa sua ideia de doar parte do seu salário e de abrir mão do palácio oficial... o povo ama isso! Jogada de marketing genial...
- Mas não se trata de jogada de marketing meu amigo, sou um filho da militância comunista, penso que isso é o mais honesto com meu povo!

- Eu sei, eu sei... Mas estamos entre amigos, não precisa ficar envergonhado, qual é a jogada? Para onde vai a grana que desvia? Ilhas Cayman? Suíça? Bahamas? Ah já sei, você criou um fundo de investimento fantasma? Isso é genial, genial...
- Não me ofenda, companheiro, sou honesto...

- Todos somos, todos somos... Mas caro colega esqueça o teatro comigo... A cadelinha foi uma ideia espetacular! Jamais teria pensado igual... O povo te ama e não é a toa, você é um gênio...
- Companheiro, me desculpe, mas não tenho mais o que conversar com você, além do mais estou atrasado para o encontro...

Com a cara amarrada Mojica deixa Feijoada falando sozinho e parte para o encontro presidencial no Palácio do Planalto...
O deputado Arnaldão da Tapioca vê a cena e vai questionar Feijoada:

- O que aconteceu? Quem era ele?
- Presidente do Uruguai... O camarada pensa que me engana... não passa de um demagogo, governar sem tirar nenhuma vantagem... O povo dele ele pode até enganar, mas nós não!

Nenhum comentário: