Vamos todos louvar a educação paulista!
Já estamos evoluindo muito, nossos alunos do ensino público conquistaram em 2007 o título da oitava melhor educação do Brasil. Ótimo resultado! Se fosse no Brasileirão, estaríamos na Copa Sul Americana.
Não, não pense que é brincadeira. O índice da nossa educação foi esplendido! Nossos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental conquistaram a impressionante média de 2,54 pontos. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio mostraram que não ficam atrás, conquistaram uma média de 1,41 pontos. Vale lembrar que a avaliação é de 0 a 10 pontos.
Fico imaginado nossa menina Educação Pública chegando ao gabinete do excelentíssimo senhor governador do Estado e lhe apresentando o boletim.
- Pai chegou meu boletim...
- Nossa, filha, essa sua nota está um absurdo!
- Puxa, pai, olhe pelo lado positivo! Existem 19 estados mais peores (sic) do que eu...
- É, filha, deixa pra lá...
Deixa pra lá mesmo, o papai está certo! Vamos é comemorar! Afinal, poderia ser pior! Com as condições de ensino que o Estado mais rico da união dá aos seus alunos, fico impressionado com a oitava posição da nossa educação.
Estudei o Ensino Médio numa escola estadual e sei do que estou falando. Infelizmente, muitos são os professores desmotivados e os alunos semi-analfabetos. A estrutura oferecida também não é das melhores. Os prédios de escolas estaduais são, na maioria das vezes vítimas, do descaso e do vandalismo.
O resultado triste do nosso ensino apenas reflete o investimento feito (?) ao longo dos últimos anos. Nossos heróis (digo professores) sabem bem disso e reivindicam aos berros por melhorias no sistema de educação para que nossa menina ainda tenha algum futuro.
Mas, meus queridos amigos leitores, não se aflijam! Pois nosso querido papai (Estado) tem grandes metas para corrigir os erros do passado:
Até 2010, o Estado espera que 41,2% dos estudantes na 4ª série estejam nos níveis "adequado" e "avançado". Na 8ª série, 28,2% em "adequado" e "avançado". No Ensino Médio, 16,6%.
Nosso futuro está garantido!
Investimentos abaixo da média, notas abaixo da média e metas abaixo da média... Teremos um país abaixo da média?
(*) Como todo filme trash merece uma continuação mais trash ainda... Com as crônicas não poderia ser diferente. Também assim economizo minha criatividade para títulos que, percebe-se, é pequena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário