sábado, 21 de março de 2009

Sonho (*)

Teobaldo abre a caixa de correio e vê uma carta sem remetente. Pensaria em não abri-la por medo. Mas a frase "Todos merecem uma chance" tocou Teobaldo no fundo de seu coração e ele abriu o envelope, sentado no sofá.

Dentro dele uma carta anônima e um cheque de 20 mil reias:

"Para Teobaldo Rodrigues de Oliveira

Bom dia Teobaldo , meu nome agora não importa, importa apenas que resolvi te ajudar. Pesquisei teu nome no serviço de proteção ao crédito e pude perceber que o senhor deve a quantia equivalente a 12 mil reais.

Na parte de trás deste envelope está um cheque, em nome da fundação anônima "Quero te Ajudar", de 20 mil reais. Sei que não é muito e que servirá apenas para que quite seus débitos e possa investir em algo de seu desejo, mas creio que a quantia veio em boa hora e que ela poderá ser útil para que o senhor recomece a sua vida.

Talvez esteja curioso para saber quem fez esta carta ou o porquê doar este dinheiro sem querer nada em troca. Posso dizer apenas que sou uma pessoa que tem muito e que a quantia não me fará falta, mas servirá ao senhor como uma chance de recomeçar a vida sem dívidas.
Que Deus te abençoe e seja feliz!

De um amigo"

Teobaldo sentiu uma alegria imensa neste instante, amou em silêncio seu "Amigo" e desejou que Deus o retribua em dobro pela benevolência.

O jovem ajudante geral de 33 anos que já deixava o desespero tomar conta de sua vida por não ter como pagar suas dívidas recebeu sem menos esperar o equivalente a três anos e três meses de seu trabalho.

Uma pena que cenas como a descrita anteriormente não costumam ocorrer.

As pessoas que ganham dinheiro demais, pensam apenas em ganhar mais e acumular riquezas em torno de si, sem ter o que fazer com tanto, sem pensar em quem realmente precisa.

Assim como Teobaldo, temos ao menos uns 40 milhões de brasileiros endividados, entrando em desespero.

Também temos aqueles que não aguentam o desespero se revoltam contra o sistema e acabam cometendo loucuras.

Em tempos de crise, esse acúmulo de capital se torna ainda mais revoltante se analisarmos que de uma hora para outra pessoas perderam bilhões para outras que também possuem bilhões e aquelas que vivem das migalhas contunuam suando para sobreviver.

Vemos Bancos Centrais no mundo inteiro injetando cifras extraordinárias para salvar os pobres trilionários que viraram bilionários da noite para o dia. Mas não vemos uma sociedade anônima, capaz de doar 20 mil reais a pessoas para quem este dinheiro mudaria um vida.

Resta apenas esperar que isso um dia mude... Quem sabe amanhã não exitam cartas aparecendo na porta das pessoas que precisam...

(*) As vezes nos pegamos sonhando com um mundo melhor, pena que acordamos e nos deparamos com a realidade.

Nenhum comentário: