segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ponto de ônibus

Ponto de ônibus qualquer, numa cidade qualquer, por volta das 18 horas... Ponto lotado, a chuva chega a molhar até quem está debaixo do pequeno teto do local de espera.

Dona Eufrásia, com as sacolas espremidas entre o peito tenta evitar que os papéis molhem. Seu Genésio, com um mau-humor peculiar apenas enfeza a cara, enquanto a água cai do guarda-chuva de Mariana e molha as calças dele. "Por que raios esta imbecil abre o guarda-chuva", resmunga para dentro o irritado Genésio.

Josélia com um olhar perdido pensa apenas no namorado... Pedro se aperta entre ela e Rubens, tentando aproveitar a pequena brecha seca que resta do teto de proteção. A chuva aumenta... Rubens já está com todo o lado esquerdo do corpo molhado. Justo hoje ele tem encontro marcado com a Fabiana, a linda mulher por quem é apaixonado há muito tempo.

Rubens começa a calcular mentalmente o tempo que levaria para chegar em casa e trocar a camisa antes de se encontrar com a pretendida. "Bem, se o ônibus chegar nos próximos dez minutos, somado aos 50 do trajeto e ao caminho até em casa, devo chegar por volta das 19h30. Ainda devo me trocar e pegar um ônibus para o outro lado da cidade... chegaria as 21h30... Putz a peça começa as 20h30". Começa a se conformar com a blusa molhada e analisa o "plano b" comprar outra no shopping.

Finalmente um ônibus chega, mas com tamanha sutileza, capaz de causar um desastre. O busão joga muita água em todos que estão no ponto. 

Dona Eufrasia resignada, simplesmente larga os papéis da empresa que carregava e agora estavam em frangalhos e encharcados.

Seu Genésio, usa todo o repertório de palavrões que conhece... desde aquele com "P", até aquele com "Y" (deve existir um palavrão com "Y", em algum país!).

Mariana num golpe de rara habilidade tentou colocar o guarda-chuva a frente do corpo para se salvar, mas um jato de água vindo do alto, simplesmente destruiu a chapinha que a moça tentava defender bravamente com o guarda-chuva....

Josélia acorda do sonho encantado com o namorado e passa a pensar no que aquele "imbecil" estava fazendo que não foi buscá-la. Pedro escorrega nas poças e cai estatelado no chão... espirrando ainda mais lama na camisa do Rubens, que até chorava de desespero, lá se vai a grande chance que ele tanto esperava com Fabiana...

Todos entram no mesmo ônibus, mas seu Genésio fez questão de entrar por último, assim poderia passar o restante da viagem xingando o motorista. Dentro do ônibus, cerca de 60 pessoas molhadas se sentiam vingadas. "Obrigado seu Genésio"!

Nenhum comentário: